sábado, 5 de janeiro de 2013

A FORÇA ESMAGADORA DO HÁBITO


        É comum que as  pessoas, ao entrarem num desafio inédito, como adquirir ou substituir hábitos, tenham alguma recaída ou, inconscientemente, pratiquem  a autosabotagem.  [[como eu :( ]]
        O grande ensinamento chama-se DISCIPLINA, para instalar com muita repetição e paciência o hábito novo.
        Desde que viemos ao mundo, fomos educados e acostumados a nos aliviar do estresse comendo coisas gostosas. Claro, você não vai se acalmar comendo um pratão de agrião ou de rúcula. A nutricionista até diz: “se estiver com muita fome à noite, coma uma cenoura”. Cenoura? Não sou coelho! Eu vou é comer bolo, talvez bolo de cenoura. Aí sim vou me acalmar. Afinal de contas eu já percebi como os doces me dão tranquilidade e paz de espírito. Sempre foi assim! Em todas as comemorações da minha vida, tinha empadinha, croquetinho, pastelzinho… tudo no diminutivo (portanto com poucas calorias), fora o brigadeiro, a língua de sogra, o beijinho… como é que comidinhas com esses nomes tão engraçados podem fazer mal?
         A grande arte é ser moderado, controlando o tamanho das porções, controlando o horário da ingestão e prestando atenção às combinações alimentares que você está fazendo.
        Que tal pensar se é aquilo mesmo que vai te fazer bem ou se você está apenas querendo se empanturrar pra esquecer as dores ou decepções que você teve naquele dia? 
        Um cardápio equilibrado é um dos fatores de sucesso quando se quer manutenção de peso. 
        Outro fator é a prática de atividades físicas: o exercício que você quiser, o exercício que você gostar (tem que gostar de pelo menos um). 
        O terceiro fator é o equilíbrio emocional: comer para viver, e não viver para comer.

         
Eu quero seguir o caminho nº1 !!!!

1 comentário:

  1. Sou dessas que comer de tudo na quantidade ideal é o válido pra viver bem e emagrecer!

    Beijos

    ResponderEliminar